Piquenique do Bom Verão acolhe Imagem de Cristo Bom Pastor

Foto e Texto João Polónia
Foto e Texto João Polónia

Promovido pela Junta de Freguesia do Vau e com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos, decorreu no passado domingo o tradicional Piquenique do Bom Verão, que pela primeira vez celebrou em conjunto com a Paróquia Nossa Senhora da Piedade do Vau, acolhendo a Imagem Peregrina de Cristo Bom Pastor.

 

Festividade tradicional de carácter recreativo e lúdico, existente há 64 anos, decorre anualmente oito dias após o Domingo de Páscoa, nas margens da Lagoa de Óbidos, localizado no Covão dos Musaranhos – Bom Sucesso, para comemorar o primeiro dia de sesta e merenda, prolongando-se até aos primeiros dias do mês de Setembro.

 

Na sequência do 150º aniversário da morte do Santo Cura d’Ars, verdadeiro exemplo de Pastor, o Papa Bento XVI proclamou para toda a Igreja um especial Ano Sacerdotal. Neste sentido, D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, abençoou 15 Imagens de Cristo “Bom Pastor” destinadas a cada uma das 15 Vigararias de modo a, em cada Paróquia, serem um sinal de Cristo presente na pessoa e na acção pastoral dos sacerdotes.

 

O Pároco Paulo Gerardo presidiu à Missa campal acompanhado pelo diácono Maximino Martins, dando início ao acolhimento da imagem, que permanecerá na Paróquia do Vau até ao próximo domingo, dia em que será entregue à comunidade do Nadadouro (Paróquia de Serra do Bouro). Esta celebração foi intensamente vivida por cristãos das paróquias de Amoreira, Santa Maria e S. Pedro de Óbidos, Olho Marinho, Serra d’El Rei, Sobral da Lagoa e Vau (Comunidade Inter Paroquial na Vigararia XIV), junto de alguns fiéis que quiseram também participar neste evento religioso.

 

Aproveitando um dia soalheiro e com temperatura bastante agradável, seguiu-se o tradicional piquenique que reuniu mais de uma centena de pessoas, entre familiares e amigos, proporcionando momentos de partilha numa bela jornada de confraternização. Em ambiente de festa, alegria, música e muita animação, assim se manteve a salutar tradição.

 

ver FotoReportagem João Polónia em breve…