A campanha a favor do referendo sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo terá um ponto alto no próximo dia 6, Quarta-feira pelas 19:00h, num encontro onde num breve discurso, tomarão a palavra alguns dos mandatários da Plataforma Cidadania e Casamento e outras personalidades da vida portuguesa que pela primeira vez revelarão a sua posição de exigência do referendo pedido na Petição. O encontro, sendo às 19h00 poder-se-á seguir para os que o desejem um jantar no mesmo local o que constituirá uma ocasião de convívio, congratulação com o número de assinaturas obtidas (90.785) e também de análise da situação da Iniciativa Popular de Referendo.  A Plataforma Cidadania e Casamento agradece a confirmação da sua presença nesta sessão pública por sms para o 919259666.

FOI ANUNCIADO NO DIA 2 DE JANEIRO DE 2010 O

NÚMERO FINAL DE ASSINATURAS RECOLHIDAS

 

A Plataforma Cidadania Casamento informou que foram recolhidas 90785 assinaturas para a petição que solicita um referendo ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, em cerca de sete semanas. No dia 5 de Janeiro, às 12h30m, as mesmas foram entregues ao Senhor Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, no Palácio de São Bento, em Lisboa. A Plataforma Cidadania e Casamento, agradece a todos os que colaboraram e apoiaram esta fase da iniciativa popular.

 

Referendo ao casamento de pessoas do mesmo sexo

O debate da última Sexta-Feira no Expresso da Meia-Noite na SIC Notícias

Estamos quase! Temos já 72347 assinaturas validadas. Comunicado.

 

Façam-nos chegar as vossas subscrições até 31 de Dezembro de 2009!

Iremos entregar as petições no dia 4 de Janeiro de 2010 ao Parlamento. 

 

Para mais informações contactem-nos:

Ana Cid - 91 925 96 66 - 91 081 60 55 (extreme)

Nuno Morgado - 93 804 50 75

Marta Roque - assessoria de imprensa - 96 787 64 81
www.casamentomesmosexo.org

peticao.pdf
Adobe Acrobat Document 44.9 KB

Apresentação dos Mandatários da Petição pelo Referendo ao Casamento entre pessoas do mesmo sexo

Os jovens universitários Catarina Matos Correia, Inês Avelar Santos, Margarida Correia, José Maria Duque, António Soares apresentaram publicamente no passado dia 19 de Novembro no Hotel Altis em Lisboa, a lista dos 144 mandatários para a iniciativa popular de referendo  ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.

 

“O referendo é o mais fiel instrumento da democracia participativa e da expressão da vontade popular num tema que ainda não suficientemente debatido na sociedade civil”, disse José Duque, mandatário.


Esta Iniciativa proporá a realização de um referendo apresentando ao país e ao Parlamento a seguinte pergunta: “Concorda que o casamento possa ser celebrado entre pessoas do mesmo sexo?”

O grupo de mandatários tem como propósito recolher 75.000 assinaturas por todo o país em papel e acompanhadas do número do Bilhete de Identidade, para entregar na Assembleia da República.

Serão promovidos debates, esclarecimentos e encontros a nível nacional com vista à melhor formação de todos os que estão empenhados no exercício da cidadania.
“A redefinição do contrato de casamento civil de forma a nesse contrato incluir uniões entre pessoas do mesmo sexo introduzz uma alteração essencial num instituto milenar, que tem sido comum a todas as épocas da história e as todas as civilizações”, frisou Inês Avelar Santos, mandatária.

Os mandatários alertaram ainda que ao debate se deve colocar a admissibilidade da adopção por casais do mesmo sexo e o acesso à reprodução artificial: “tanto mais que, a alteração da lei do casamento naquele sentido levaria a que, como consequência jurídica, fosse inevitavelmente admitido o direito a adoptar e a fazer nascer por reprodução artificial crianças que seriam privadas à partida, de pai e mãe.”

Este trabalho da sociedade civil conta com o apoio da Plataforma Cidadania e Casamento.

Impresso da Petição de Referendo ao Casa
Adobe Acrobat Document 42.9 KB
Mandatários da Petição pelo Referendo ao Casamento entre pessoas do mesmo sexo
Plataforma Cidadania e Casamento
Mandatarios.doc
Microsoft Word Document 158.5 KB