Peniche acolhe 1500 jovens no Encontro Diocesano de Adolescentes

JoãoPolónia/VozdaVerdade
JoãoPolónia/VozdaVerdade

Com a organização do Departamento da Catequese do Patriarcado de Lisboa, realizou-se o Encontro Diocesano de Adolescentes em Peniche no passado sábado 6 de Novembro, com o tema “A Palavra é Luz para a Vida”.

 

Este evento reuniu um milhar e meio de jovens inseridos nos volumes, 7º, 8º, 9º e 10º da Catequese e contou com a presença de 75 paróquias da diocese de Lisboa, com forte participação das comunidades paroquiais da zona pastoral oeste.

 

O Pavilhão Polivalente de Peniche acolheu os participantes deste dia festivo, iniciado com celebração eucarística presidida pelo Padre Tiago Neto. No cortejo de entrada, um representante de cada paróquia erguia um símbolo do livro da Bíblia Sagrada, preparado e apresentado pela respectiva paróquia, constituindo simbolicamente os diversos elementos à luz do tema proposto.

 

Na homilia, o sacerdote apoiado numa representação ao vivo de um jovem cavaleiro que andava a caminhar à noite em direcção a Santiago de Compostela para se encontrar com o Papa, compara o gesto do peregrino com aquilo que aconteceu ao longo da história e que Jesus também diz no evangelho, “para ir para uma guerra é preciso estar preparado, é necessário ter armas e a força necessária para vencer os inimigos”. O Pe. Tiago Neto explicou a importância das armas que o cavaleiro trazia no seu saco, dos quais “não podemos prescindir para vencer as batalhas e guerras da nossa vida”, acrescentou o sacerdote. Um par de sapatos, simbolizando os caminhos percorridos e lugares por onde passava, uma lanterna, para iluminar o caminho, e a bíblia que ajuda a caminhar nos momentos em que se procura a força de Deus, foram os três símbolos que expressão o tema deste dia. O presbítero apelou aos adolescentes, “que estes símbolos nos ensinem a caminhar na nossa vida e sobretudo caminharmos com os sapatos novos, com uma luz nova e uma palavra nova, que é a palavra que vem de Deus, e que Ele nos convida a segui-lo e a renovar o seu sim”.

 

Os adolescentes presentes permaneceram em actividades durante o dia com peddy-paper litúrgico pelas ruas da cidade de Peniche, terminando com a Festa da Bíblia.

 

O  Departamento da Evangelização, através dos sectores que o constituem (Catequese, Pastoral Escolar, Pastoral da Juventude e Pastoral Universitária), tem como principal objectivo proporcionar momentos de encontro com a Palavra de Deus que possibilitem aos destinatários da sua acção pastoral conhecer, escutar celebrar, viver e anunciar a Palavra de Deus.

 

João Polónia

 

Free counter and web stats